Quantidade de Páginas visitadas



    O Colégio Estadual Professor Segismundo Antunes Netto funciona deste 02(dois) de outubro de 1950, porém com outro nome, outro endereço e outras características físicas.
Quando foi instalado em 09 (nove) de março de 1952 funcionava num imóvel de alvenaria localizado na Rua Pernambuco, hoje atual Centro de Saúde. Ali funcionava ofertando Curso Ginasial com o nome de Ginásio Estadual de Siqueira Campos, com 42 (quarenta e dois) alunos e sob a direção do Professor Joel Sanches.
Na gestão do Prefeito João Ramos foi construído na Rua Marechal Floriano nº 08 um imóvel em madeira com nove salas de aula, hoje atual departamento de obras da Prefeitura Municipal, destinado a sediar o Ginásio Estadual.
Também no mesmo prédio criou-se em outubro de 1956 o curso primário para que os estudantes dos cursos da escola normal fizessem a Prática de Estágio. A denominação da escola normal era ENCE - Escola Normal e Colegial Armando Barbosa Lemes – fundada na década de 50 cuja primeira turma estudava nas dependências do atual Centro de Saúde. Posteriormente o curso foi transferido também para as dependências do Ginásio Estadual de Siqueira Campos.
Em 1961 o Ginásio Estadual teve sua denominação alterada para Ginásio Estadual Professor Segismundo Antunes Netto em homenagem ao Professor Segismundo que havia sido professor do Ginásio Estadual desde a sua instalação chegando ao cargo de Diretor no período de março de 1955 a dezembro de 1960 quando veio a falecer. As autoridades siqueirenses lhe renderam uma homenagem especial usando seu nome para denominar oficialmente o Estabelecimento de Ensino, palco de muitos anos de seus trabalhos educativos.
Finalizando a década de 60, precisamente 1969 o Estabelecimento de Ensino foi autorizado a ofertar o Curso Científico-Colegial, então sua denominação passou para Colégio Estadual Professor Segismundo Antunes Netto, ministrando o Ensino Secundário de 1º e 2º ciclos.
O Estabelecimento também ofertava o Curso de Contabilidade, porém vinculado à nomenclatura Escola de 2º Grau “Dezenove de Dezembro”.
Nesta época as dependências do prédio escolar por serem de madeira encontravam-se infestadas de cupim e também insuficientes para demanda de alunos. Fator que motivou a construção de novas instalações em alvenaria, na parte alta da cidade, nas proximidades do Santuário do Senhor Bom Jesus, em terreno cedido pela Prefeitura Municipal na Rua Pará nº 01, hoje nº 72. O novo prédio foi concluído no final de 1974, sendo transferido o funcionamento das atividades escolares para nova sede no ano letivo de 1976.
A partir de então todas as atividades escolares passaram a funcionar no novo prédio e em 1978 com ato Governamental de reorganizar as escolas, o Complexo Escolar Armando Barbosa Lemes foi autorizado a funcionar jurisdicionado ao Colégio Estadual alterando a denominação para Colégio Estadual Segismundo Antunes Netto – Ensino de 1º Grau e Ensino de 2º Ciclo. No início de 1980 teve mais um ato governamental reorganizando as escolas, onde a Escola Reordenada de 2º Grau “Dezenove de Dezembro” foi reordenada junto ao Colégio Estadual, o qual teve sua denominação alterada para Colégio Estadual Professor Segismundo Antunes Netto – Ensino de 1º e 2º Graus.
Por último em 1982 o Estabelecimento de Ensino teve o Ato de Reconhecimento do Curso de 1º Grau Regular e 2º Grau Regular com as habilitações de Magistério e Contabilidade.
A partir de então sempre amparado pela Legislação competente, o Estabelecimento de Ensino funciona ofertando vários cursos:



ASPECTOS HISTÓRICOS DA ESCOLA


Espaço Físico da Escola

    O Colégio Estadual Professor Segismundo Antunes Netto é construído todo em alvenaria com telhado de telhas de barro e forro em madeira. As portas das salas são em madeira. As salas são bem iluminadas pelas janelas no modelo maxmoar que ocupam toda a extensão de uma das paredes. As salas são organizadas em plano térreo em dois corredores lineares, sendo uma de frente para outra com o chão revestido por taco de madeira.
A construção num total de 2.404,04 mil metros é dividida em 06 (seis) blocos sendo:

  • Um bloco para cantina comercial, vestiário e sanitários contendo um sanitário feminino adaptado para portadores de necessidades especiais;
  • Um bloco para vestiários e sanitários masculinos contendo um sanitário adaptado para portadores de necessidades especiais, sala dos professores de educação física, sala de almoxarifado para guardar material de consumo e de limpeza;
  • Um bloco com sanitários masculinos e femininos, depósito de merenda escolar, gabinete dos inspetores de alunos e dez salas de aula; 
  • Um bloco com dois laboratórios, um de Informática e um de Ciências, seis salas de aula, e residência do zelador;
  • Um bloco para cantina escolar onde se prepara os alimentos e serve as refeições com espaço próprio para o lanche de professores e funcionários; 
  • Um bloco da administração com duas salas para secretaria, uma para Direção, Biblioteca Escolar Olavo Bilac, três salas para    Equipe Pedagógica, sanitários masculinos e femininos para professores e funcionários, sala para os Professores, um salão para vídeo e reuniões, uma sala cedida para o funcionamento do "Setor Descentralizado do NRE".

Os seis blocos se intercomunicam através do pátio coberto revestido de piso cerâmico, no qual estão assentados 14 (quatorze) conjuntos de mesas e bancos que acomodam de oito a dez pessoas tanto para tomar o lanche como para estudos, bate-papos e aulas de xadrez.
O Estabelecimento de Ensino possui duas quadras sendo uma poliesportiva coberta medindo 1.200 m² metros e outra ao ar livre medindo 162 m², e ainda um pátio coberto que serve tanto para os alunos jogarem ping-pong como para realizar eventos festivos, culturais e educacionais medindo 288 m².
Dependências do Prédio:
O prédio do Colégio Estadual Professor Segismundo Antunes Netto é todo em alvenaria construído e concluído em novembro de 1974 e sofreu a ultima reforma em 2002 conservando suas características originais. A área construída num total de 2.404,04 metros quadrados está distribuída em:
    - 16 Salas de aula
    - 01 Laboratório de Ciências
    - 01 Laboratório de Informática
    - 11 sanitários masculinos para alunos
    - 03 banheiros para banho masculinos
    - 01 sanitário masculino adaptado para portador de necessidades físicas
    - 11 sanitários femininos para alunas
    - 03 banheiros para banho feminino
    - 01 sanitário feminino adaptado para portadoras de necessidades físicas
    - 03 sanitários masculinos para professores e funcionários
    - 04 sanitários femininos para professores e funcionários
    - 01 biblioteca escolar
    - 01 sala para Gabinete da Direção
    - 01 sala cedida para a Equipe do Setor de Siqueira Campos – NRE/Ibaiti.
    - 03 salas para Equipe Pedagógica
    - 02 salas para Secretaria Escolar
    - 01 sala para os Professores
    - 01 sala de reunião e vídeo
    - 01 sala para guardar materiais utilizados nas aulas de Educação Física
    - 02 salas para almoxarifado
    - 01 sala para Inspetores de Alunos
    - 01 cozinha
    - 01 refeitório dos professores e funcionários
    - 01 cantina para APMF comercializar lanches aos alunos
    - 01 depósito de merenda escolar


- Residência do zelador anexa ao bloco das salas de aulas contendo:
    - 01 sala se estar
    - 01 cozinha
    - 01 banheiro
    - 02 quartos


Áreas Externas:
    Além da área construída o Estabelecimento de Ensino conta com uma área externa num total de 8.815.33 m² mil metros         quadrados distribuídos em pomar, estacionamento, jardim na frente dos blocos das salas de aula, horta e quintal do caseiro,     área livre revestida com lajotas, área verde com acentuado declive entre as quadras e o muro de divisa. 

Vias de Acesso:
    Por ocupar uma grande extensão, a escola tem portões de acesso para os seguintes logradouros:
      1- Rua Pará.
      2- Rua Espírito Santo
      3- Rua Caetano José de Carvalho a qual é interrompida num dos portões de acesso e tem a continuidade num outro portão           de acesso, ou seja, é um logradouro que corta   todo o Estabelecimento de Ensino.











Validador

CSS válido!

Secretaria de Estado da Educação do Paraná
Av. Água Verde, 2140 - Água Verde - CEP 80240-900 Curitiba-PR - Fone: (41) 3340-1500
Desenvolvido pela Celepar - Acesso Restrito